quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cientistas ficam mais longe do Bóson de Higgs

De acordo com os pesquisadores do LHC, não há nada ainda apontando para a existência da chamada 'partícula de Deus'

LHC: definição sobre a 'partícula de Deus' poderá vir como presente de Natal LHC: definição sobre a 'partícula de Deus' poderá vir como presente de Natal (Getty Images)
Se o Bóson de Higgs existe, restam pouquíssimos lugares para ele se esconder. Conhecida como 'a partícula de Deus', ela só existe, até hoje, na teoria. A partícula, que em tese confere massa à matéria, ainda não foi encontrada e é o principal assunto na divulgação dos últimos resultados do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), apresentados nesta segunda-feira em Mumbai, na Índia. Descobrir se a partícula existe ou não é um dos principais objetivos do LHC, e os cientistas esperam alcançá-lo ainda em 2011.

Bóson de Higgs foi postulado na década de 1960 para explicar por que as partículas fundamentais do Modelo Padrão da Física têm massa. Teoricamente, é uma peça-chave para o funcionamento do modelo. Se ele não existir, os físicos terão que procurar uma explicação melhor para o funcionamento das engrenagens fundamentais da natureza.

De acordo com os pesquisadores do acelerador de partículas, que fica na fronteira entre a Suíça e a França, não há nada ainda apontando para a existência do 
Bóson de Higgs. Resultados recentes, que haviam sido tomados como pistas da partícula, acabaram creditados a flutuações estatísticas.
Contudo, é cedo para descartar a teoria. É possível que a partícula ou uma versão mais simples dela (algumas teorias descrevem várias partículas desse tipo) seja encontrada ainda dentro do alcance dos sensores do LHC, mas numa faixa mais estreita para as buscas. Os físicos esperam que o suspense da partícula de Deus seja superado até o fim do ano, antes do Natal.

fonte;
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-ficam-mais-longe-do-boson-de-higgs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas dos últimos 30 dias

Postagens populares